A linha Day-Date se enriquece com novas variações que ressoam segundo uma partitura dominada há muito tempo, aquela de habilidades raras e múltiplas que se expressam até nos mais ínfimos detalhes. Cores, materiais, decorações, marcadores das horas: cada elemento contribui para a harmonia de combinações inéditas.
Os mostradores ombré fazem sua estreia no Day-Date 40. A versão em ouro Everose 18 quilates vem equipada com um mostrador ardósia ombré, uma tonalidade inédita. O mostrador revela ainda uma superfície colorida no centro, passando para o preto mais denso no contorno. Outra novidade no mostrador ombré do relógio são os algarismos romanos independentes facetados, bem como indicadores das horas igualmente facetados em ouro rosa 18 quilates. Até agora, os mostradores ombré da Rolex eram cravejados de diamantes em lugar dos indicadores, e eram reservados para o Day-Date 36. Esse novo mostrador é a continuação de um design apresentado pela marca nos anos 1980, depois relançado em 2019.
Uma segunda modalidade nova do Day-Date 40, produzida em ouro branco 18 quilates, exibe um mostrador em nácar branco perolado. É a primeira vez que o modelo exibe esse material natural. Na modalidade apresentada, o brilho do nácar é ainda reforçado pela utilização de dez diamantes em lapidação baguette no lugar dos indicadores.
O mostrador do Day-Date 36 possui algarismos romanos independentes facetados e indicadores também facetados, até então disponíveis exclusivamente no Day-Date 40. Uma nova modalidade em ouro amarelo 18 quilates apresenta um mostrador laqueado branco pontuado com esses marcadores de horas que se tornaram emblemáticos, com formas perfeitamente geométricas e cuja superfície é uniformemente lisa e brilhante. Fabricados um a um por uma oficina especializada, cada um desses elementos necessita de nada menos que sete operações, todas supervisionadas ou executadas por um especialista, antes de serem fixados no mostrador.
O Day-Date 36 em ouro Everose 18 quilates é adornado pela primeira vez por um mostrador azul-esverdeado, ornamentado com dez diamantes em lapidação baguette. Esse mostrador, que se destaca por sua profundidade e intensidade, está especialmente disponível em uma modalidade que se distingue igualmente por sua luneta cravejada com 60 diamantes em lapidação trapézio. A fabricação dessa luneta, até agora reservada para o Day-Date 36 em platina 950 e para o Day-Date 40 em ouro 18 quilates ou em platina 950, exige tempo e paciência do cravador, que ajusta e fixa manualmente cada uma das gemas.
O Day-Date 40 e o Day-Date 36 são equipados com o calibre 3255, um mecanismo na vanguarda da tecnologia relojoeira, que lhes permite exibir o dia da semana e a data, além das horas, dos minutos e dos segundos.
Como todos os relógios Rolex, o Oyster Perpetual Day-Date 40 e o Oyster Perpetual Day-Date 36 recebem a certificação Cronômetro Superlativo, que garante seu desempenho excepcional no pulso.
Quando foi lançado, em 1956, o Day-Date representou uma inovação importante: foi o primeiro relógio de pulso com calendário a indicar, em complemento à data, o dia da semana por extenso, em uma abertura semicircular às 12 h – uma verdadeira proeza técnica na época. O dia da semana está disponível em 26 idiomas, à escolha. Os relógios da linha Day-Date são fabricados exclusivamente em metal precioso – ouro amarelo, branco ou Everose 18 quilates, ou ainda platina 950.
Exemplo de robustez e de elegância, a caixa Oyster do Day-Date 40 e do Day-Date 36, com diâmetros de 40 mm e 36 mm respectivamente, garante a impermeabilidade até 100 metros de profundidade. A coroa de dar corda Twinlock, equipada com um sistema de dupla impermeabilidade, é firmemente rosqueada à caixa. O vidro, ao qual se sobrepõe a lente de aumento Cyclops às 3 h para melhorar a leitura da data, é de safira praticamente à prova de arranhões e se beneficia de um tratamento antirreflexo. Totalmente impermeável, a caixa Oyster protege seu mecanismo de maneira otimizada.
O Day-Date 40 e o Day-Date 36 são equipados com o calibre 3255, um mecanismo inteiramente desenvolvido e manufaturado pela Rolex. Apresentado em 2015, foi introduzido no primeiro modelo quando de seu lançamento, no mesmo ano, e, no segundo modelo, em 2019. Condensado de tecnologia, esse mecanismo mecânico de corda automática oferece altos desempenhos, especialmente em matéria de precisão, autonomia, conforto durante o uso e confiabilidade.
O calibre 3255 é movido por um sistema de corda automática através de rotor Perpetual. Graças à arquitetura de seu tambor e ao desempenho superior de seu escape, ele possui uma reserva de corda de aproximadamente 70 horas.
O Day-Date 40 e o Day-Date 36 vêm acompanhados de uma pulseira President. Criada especialmente para o lançamento do Oyster Perpetual Day-Date em 1956, essa pulseira de três fileiras, fabricada exclusivamente em ouro 18 quilates ou em platina 950, é ainda hoje reservada para o Day-Date e para o Datejust em metal precioso. Ela é dotada de um elegante fecho invisível desdobrável Crownclasp e contém, no interior de seus elos, inserções em cerâmica – projetadas pela Rolex e patenteadas – que melhoram sua fluidez durante o uso e sua longevidade.
Como todos os relógios Rolex, o Oyster Perpetual Day-Date 40 e o Oyster Perpetual Day-Date 36 recebem a certificação Cronômetro Superlativo, redefinida pela Rolex em 2015. Este título atesta que cada relógio que sai das oficinas da marca passou com sucesso por uma série de testes conduzidos pela Rolex em seus próprios laboratórios e segundo seus próprios critérios, após a certificação oficial do mecanismo pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC).