Início  >  O Mundo Rolex  >  Viagem ao coração do universo da Rolex

Viagem ao coração do universo da Rolex

Hans Wilsdorf estava intimamente convencido da capacidade do ser humano para inovar e para buscar a excelência. Mais de cem anos após a criação da marca, o espírito de seu fundador está mais do que nunca presente, desde a fabricação dos relógios até os compromissos da rolex pelo mundo.

Publicado em 31 de Maio de 2014

A Rolex engloba diversos ofícios diferentes, exercidos por mulheres e por homens que são, cada um deles, especialistas em sua área de atividade.

“A dificuldade, à primeira vista, parecia insuperável.”

Compromisso com a excelência

Desde suas origens, a história da Rolex tem sido marcada pela busca pela perfeição, pelo desejo de ir sempre além.

No início do século passado, um empreendedor visionário, então estabelecido em Londres, estava prestes a se impor somente com sua vontade. Seu desafio? Tornar conhecido no mundo relojoeiro da época um nome ainda obscuro: Rolex. Um nome totalmente novo – inventado em 1908 – que em poucas décadas viria a tornar-se uma das marcas de maior reputação no mundo. A dificuldade, à primeira vista, parecia insuperável: é assim que, em suas memórias, Hans Wilsdorf se lembrava dos inícios de sua empresa. 

Naquela época, Hans Wilsdorf não tinha muitas posses. Em compensação, ele tinha qualidades inestimáveis: visão, perseverança e uma extraordinária capacidade de trabalho. Órfão desde os 12 anos de idade, com nada além de sua determinação de superar todos os obstáculos, Hans Wilsdorf seria o inventor do primeiro relógio de pulso impermeável com corda automática por rotor Perpetual do mundo, um relógio que hoje se tornou referência em matéria de qualidade e prestígio.

 “Complicado demais, frágil demais, inadequado demais”, repetiram-lhe várias vezes naquela época. No entanto, graças à sua vontade de ultrapassar limites, Hans Wilsdorf conseguiu a façanha audaciosa de impor o relógio Rolex – o Oyster Perpetual – como o arquétipo do relógio impermeável, preciso e robusto, capaz de resistir a todas as situações. Mas ele não era somente o visionário que deu aos relógios Rolex suas características técnicas e estéticas fundamentais. Sua busca constante pela perfeição era acompanhada de uma grande generosidade e de uma fé inabalável no ser humano.

A soma de inúmeras habilidades

Manufatura independente e verticalizada, a Rolex dispõe de um parque industrial que reúne inúmeras áreas de conhecimentos. Relojoeiros, engenheiros, designers e outros especialistas colaboram estreitamente na concepção e na fabricação dos relógios. A cultura da empresa repousa sobretudo em valores humanos, que colocam seu know-how e suas habilidades interpessoais no centro das diferentes atividades.

A Rolex engloba diversos ofícios diferentes, exercidos por mulheres e por homens que são, cada um deles, especialistas em sua área de atividade. A marca tem o domínio da totalidade dos componentes essenciais – da fundição das ligas de ouro à montagem dos elementos do mecanismo, da caixa, do mostrador e da pulseira, passando pela usinagem, pelo acabamento e pela cravação. Ela também coloca à disposição suas habilidades ao redor do mundo todo, graças a uma rede excepcional de serviços pós-venda.

Para garantir a continuidade de seu know-how, a Rolex dispõe de seu próprio centro de formação, único em seu gênero. Dedicado ao afloramento de talentos e ao desenvolvimento de seus empregados, esse centro, sediado em Genebra, oferece uma formação contínua aos colaboradores e gerentes da empresa, além de assegurar o treinamento de aprendizes. Espaço de compartilhamento de saberes e especialidades, ele tem por missão assegurar o futuro segundo os valores da marca.

Um relógio diferente dos demais

A coleção Oyster Perpetual foi construída com base no sucesso do modelo Oyster original, patenteado e lançado em 1926. Primeiro relógio de pulso impermeável do mundo, o Oyster desempenhou um papel pioneiro no desenvolvimento dos relógios de pulso modernos. Ao longo dos anos, ele tem sido o portador de muitas outras inovações – entre as quais a corda automática por rotor Perpetual (1931) – que definiram a identidade dos modelos da coleção e forjaram a reputação de excelência da Rolex, que se baseia, entre outros fatores, na precisão cronométrica de seus relógios e em sua confiabilidade.

O Oyster foi sendo gradualmente apresentado em uma coleção de relógios com novas funcionalidades e tecnologias inovadoras. Os fundamentos desse arquétipo da relojoaria se encontram em todos os relógios, que compartilham uma forte identidade visual. Hoje, a coleção é constituída por 12 linhas divididas em duas categorias. Relógios Clássicos, como o Datejust e o Day-Date, e relógios Profissionais, tais como o Explorer e o GMT-Master II.

Pioneira do relógio de pulso, ela está na origem de numerosas inovações importantes no campo da relojoaria. Ela depositou mais de 500 patentes ao longo de sua história.